quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Conclusões

Olá Pessoal,

Agora com toda essa pesquisa, comentários e reflexões, fica a ultima pergunta...

Qual a opinião de vcs sobre a interferencia e o que significou o movimento moderno e todas as etapas históricas que vimos ao longo do semestre para arquitetura brasileira contemporanea?

segue esse link com esse texto para ajudar na reflexão...
http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq066/arq066_00.asp

é isso! pessoal

Bom final de ano ao todos! e aproveitem beeeeem as férias!!


Prof. Dani

22 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Durante os estudos do semestre tivemos a oportunidade de conhecer um pouco de cada movimento ocorrido na arquitetura brasileira, foi muito valioso esse aprendizado pois consegui diferenciar com maior clareza cada época da arquitetura e suas técnicas construtivas, desde o Brasil colônia até o moderno.
    O movimento moderno foi muito significativo para nossa arquitetura , foi com esse movimento que o Brasil teve sua arquitetura reconhecida mundialmente . As tecnologias construtivas foram muito pesquisadas e experimentadas descobrindo assim novas técnicas construtivas que continuam sendo utilizada e aprimoradas na arquitetura contemporânea.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de ser uma matéria que deveria ter mais tempo de aula, foi possível aprender muito sobre a história da arquitetura brasileira, como cita a Cristina, desde o Brasil Colônia até o Moderno.
    O movimento Moderno, concerteza foi marcante na arquitetura brasileira. Foi um momento em que a nossa arquitetura teve grande repercussão mundial, em que os arquitetos tiveram grande reconhecimento, momento em que nossas técnicas construtivas eram avançadas, em que se levava em consideração o racionalismo e o funcionalismo. O que influenciou muito na Arquitetura Contemporânea brasileira.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza a arquitetura moderna brasileira foi um marco, foi referência mundial. Os arquitetos contemporâneos deveria olhar para trás, e dar uma resposta atual para a arquitetura brasileira, que perdeu sua originalidade conquistada pelos arquitetos modernos.
    Hoje , na maioria dos casos, continua se repetindo a arquitetura moderna, ou busca-se soluções mundiais, ignorando as caracteristicas locais.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Aprendemos a história da arquitetura brasileira da colonização até o movimento moderno....a colonização...como as primeiras igrejas...e também podemos vivenciar teoria com a pratica com a viagem a Salvador..Tudo o que vimos em sala de aula, podemos ver pessoalmente lá.
    O movimento com as 3 fases foi de grante influencia para a Arquitetura brasileira com novas tecnologias e novos arquitetos.
    O movimento moderno deu uma nova cara para a arquitetura Brasileira..
    As aulas de História foram muito boas...Mais dinâmica e interessantes.

    ResponderExcluir
  7. A arquitetura moderna no Brasil, após o período colonial e neo-classico, veio para revolucionar a forma de construir, pensar e viver da sociedade. A "brilhante geração" teve um papel fundamental na introdução destas metodologias. Sobretudo de implantar uma identidade própria a arquitetura de nosso país, já que anteriormente os projetos eram inspirados nas edificações européias.
    O fato é que, por esta liberdade de edificações, muitos outros arquitetos tentaram instalar seu estilo, possibilitando uma poluição a arquitetura, sem os cuidados com a paisagem, e conforto térmico.
    Em relação ao futuro, os novos modos de viver, revolucionados pela tecnologia e globalização, trazem uma nova linguagem a arquitetura, possibilidade de usar novos materiais, e levando em conta principalmente o meio ambiente e a sustentabilidade das edificações.
    Com relação a disciplina, penso que foi de grande valia, pois nos trouxe conhecimentos fundamentais dos vários períodos da arquitetura nacional, e que podemos utilizar como referencia, aos nossos projetos como estudantes e posteriormente arquitetos formados.

    Abraços... Sucesso..!

    ResponderExcluir
  8. O movimento moderno se deve ao crescimento, progresso e a tecnologia,neste movimento da arquitetura o que prevalecia era a novidade,
    o funcionalismo e a renovação, O novo comportamento humano e a nova vida moderna, ajudaram dissiminar este movimento.
    Aulas sempres dinamicas ajudaram a compreender melhor os assuntos, fundamentais sobre as diferentes epocas da arquitetura.

    ResponderExcluir
  9. A arquitetura moderna Brasileira foi um marco não apenas nacional como internacional, pois no Brasil do Século XX vivia uma época de grande evolução e era um grande laboratório de experimentação.
    A herança das arquiteturas mais tradicionais, desde a sala na entrada dos bandeirantes, da varanda das casas de pau-a-pique até mesmo o art-deco da fachada dos correios, foi somado a arquitetura moderna, transformando a arquitetura brasileira, em arquitetura brasileira
    Mesmo com a arquitetura moderna, com o objetivo de negar o passado, no Brasil, houve por parte de alguns arquiteos modernos, a exploração da arquitura genuínamente brasileira.
    Ao exemplo da Semana Moderna de 1922, foi buscado um rompimento com várias areas da arte com o sistema europeu, e procurou-se uma arte com a cara do Brasil, logo, apesar do que se ve a maioria é igual no mundo todo, em parres a arquitetura moderna deixou o pensamento de nacionalismo e de originalidade, tornando a arquietura nacional uma arquiteura difenciada.

    ResponderExcluir
  10. o movimento moderno foi um marco para a arquitetura nacional, a saída do periodo colonial para o movimento moderno, foi de grande valia, já que um novo estímulo de vida foi implantado pelos seus idealizadores, que foram em geral da brilhante geracao. Foi um momento onde a arquitetura nacional assumia sua propria personalidade, deixando para tras, os estimulos que vinham da europa, e estavam sendo implantados no país.

    ResponderExcluir
  11. O movimento moderno vem com uma nova e marcante identidade para a arquitetura no Brasil
    Tudo o que era tradicional e cotidiano passa a ser ultrapassado. Foi marcado pela Semana de Arte Moderna de 1922.
    Buscava o racionalismo e funcionalidade dos projetos, linha limpas e formas geometricas.
    Um grande problema para o Brasil foi a nova tecnologia e materiais implantados para esse novo conceito, o qual não possuiamos. Mesmo assim o Brasil ficou reconhecido, exportou idéias e achou uma indentidade na arquitetura nacional.

    ResponderExcluir
  12. O inicio da arquitetura moderna foi um grande marco na historia, por sua originalidade.
    Conhecemos como foi à evolução da arquitetura, com suas diferentes técnicas de construção, desde o Brasil colônia, cada época que já passou, e agora conseguimos saber diferenciar cada uma delas.
    Nessa época os arquitetos brasileiros foram reconhecidos mundialmente, e houve um grande avanço tecnológico.
    Os arquitetos de hoje deveriam se preocupar mais com as características locais, pois esta havendo uma perda de identidade muito grande no mundo todo.

    ResponderExcluir
  13. Atualmente, tendências divergentes tem surgido no quadro arquitetônico e pode-se dizer que não existe um movimento específico, e sim diversas linhas de pensamento. Até porque há uma grande diversidade de materiais, de estilos de vida que encaminharão para uma grande variedade de linguagens arquitetônicas. Desta forma, aliado a esse pensamento, deve haver um resgate do que houve de valor na história da arquitetura, porém, adaptado a realidade atual. A arquitetura contemporânea carece de uma revisão dos mestres da vanguarda, uma recuperação dos postulados do modernismo, e assim, adequar estes princípios à contemporaneidade.

    ResponderExcluir
  14. Aprendemos de forma relevante os vários estilos da Arquitetura, e o que marca realmente é o modernismo, com sua forma única e simplificada em seu período foi fundamental para evoluir-mos na arquitetura, agora vivemos o comteporâneo e tentamos adequar os estilos de vidas atuais nos projetos, trazendo flexibilidade, leveza e novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  15. propostas inovadoras do Movimento moderno revolucionaram todo o ambiente construído
    no século XX. Era uma arquitetura geométrica que primava à inovação e correspondiase
    com o contexto histórico de desenvolvimento, utilizando se de toda tecnologia possível e dos
    mais diversos materiais, com formas e volumes diferentes, enfatizando uma beleza simples e
    funcional, contrariando os estilos passados e fundando uma nova expressão arquitetônica.
    A arquitetura moderna foi assimilada mundo afora, transformandose em um “Estilo Interna- cional” usado pelos arquitetos como um manual construtivo, baseado principalmente
    nos cinco pontos da nova arquitetura ditados por Le Corbusier: o pilotis, o terraçojardim,
    as
    janelas corridas, a fachada livre e a planta livre.

    ResponderExcluir
  16. Ao longo desse semestre tivemos a apresentação da cronologia arquitetônica desde o período colonial até os dias atuais, contando com as influências culturais, políticas e sociais de cada época.
    A arquitetura do Brasil, desenvolvida desde o início da sua colonização, foi influenciada pelos diversos povos que formam o povo brasileiro e pelos diversos estilos arquitetônicos vindos do exterior.
    Com a Revolução Industrial, há muitas mudanças, e muita movimentação. O adensamento das cidades estabeleceu a prioridade para a alteração das escalas dos projetos de planejamento e desenho urbano. E a arquitetura começa a refletir no que está acontecendo. Tudo fica mais racional.
    A construção de Brasília configura a superação das limitações culturais e históricas e, no campo da arquitetura, as reafirmações das identidades locais determinam o início da fase pós-Brasilia, quando se evidenciam as características regionais e as diferenças de materiais e técnicas construtivas.
    Apesar de ser possível encontrar pontos de igualdade entre os vários movimentos, eles em geral se deferenciam e até mesmo se contrariam.
    Penso que o movimento moderno foi uma ruptura das formas tradicionais de arquitetura e artes em geral e da vida cotidiana. Foi fundamental deixa-las de lado criando uma nova cultura, substituindo por novas formas, novas técnicas para se obter uma própria identidade. Uma identidade brasileira

    ResponderExcluir
  17. Hoje o movimento moderno serve como uma referência para a arquitetura contemporânea. Atualmente a diversidade é tão grande que os arquitetos seguem diferentes linhas de pensamento, de acordo com o eles exploram. Alguns negam este movimento e outros agregam valor a ele.

    ResponderExcluir
  18. Uma coisa é certa o movimento moderno revolucionou o Brasil do século XX através de grandes obras utilizando diferentes técnicas aprimorando sempre mais e mais o movimento moderno e suas características. Muitos dos autores dessas grandes obras já não estão entre nós, outros persistem fora de seu tempo, colocando em prática seus conhecimentos sobre arquitetura moderna, porem ambos já deixaram seus registros sobre essa revolução na arquitetura brasileira. Mais para o final do século XX novos arquitetos foram surgindo e em suas pesquisas forma buscar esses relatos para adaptar o modernismo ao seu tempo.
    O nosso passado como podemos ver é repleto de riquezas, registro do movimento moderno que foram sendo estudados e aperfeiçoados por novas gerações de arquitetos. Cabendo a nós a geração mais recente de arquitetos ou futuros arquitetos, que vivenciam a arquitetura contemporânea, buscar esses relatos e “aperfeiçoar” o modernismo ao nosso tempo. Uma frase que sintetiza o nosso papel na época em que atuamos é dita por Lauro Cavalcanti e André Correa do Lago autores do “arquitexto” Ainda moderno? Arquitetura brasileira contemporânea.

    “(...), um modernismo em movimento, mais dialético e conciliador, começa a se delinear nos mais jovens arquitetos brasileiros. Uma arquitetura múltipla e plural praticada por profissionais que, sem reverenciar um tempo já passado, sabem nele encontrar riquezas e não fardos.”

    ResponderExcluir
  19. Cada uma das etapas históricas contribuiram positivamente para o surgimento das seguintes. Para que haja evolução e desenvolvimento nas técnicas construtivas, no uso e também na propria estética da arquitetura, é necessário termos como base o que foi feito anteriormente ao nosso tempo para que possamos nos fundamentar e até mesmo criticar positivamente ou negativamente as características adotadas. Assim, com base no pasado, é possivel adotar posturas diferentes: ser um seguidor do movimento anterior, adotando características projetuais similares ou ser um crítico, que busca contrapor suas idéias com as do movimento anterior buscando uma nova forma de expressão.
    É assim que o Modernismo contribui para a arquitetura contemporânea, servindo de base para explorar novos contexos e experimentar novas combinações e tecnologias. E isto é muito claro na arquitetura de hoje, não há um rigor técnico do que se deve criar, mas sim, há uma liberdade que permite com que cada indivíduo crie sua própria arquitetura, com as tecnologias e soluções adequadas a seu ambiente e às suas necessidades, que transmita seu modo de viver, seu gosto estético, sua identidade.

    ResponderExcluir