quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Hans Broos





















































































Academicos Rogério de Moraes e Cristina Vachi












































































































10 comentários:

  1. Maravilhosa a obra da igreja de Hans Broos. Incrível como o grande bloco suspenso de concreto acabou trazendo a sensação de leveza ao espaço...e o mesmo acontece com a entrada da luz natural através das aberturas zenitais laterais que faz com que a cobertura pareça estar flutuando..Conseguiu aliar leveza e brutalismo de forma equilibrada.

    ResponderExcluir
  2. Ele consegue ter uma coerência arquitetônica e uma lógica que invade o espaço interno e a composição como um todo.

    ResponderExcluir
  3. Hans Broos, retrata realmente nesta obra religiosa, sua característica brutalista. O grandioso volume em forma de cubo na fachada principal, impressiona por sua capacidade de exuberância, em se tratar de uma obra religiosa, que tende a impressionar sempre. Outro fator, seria o balanço em que este volume está suspenso, as estruturas que o sustentam, são aparentes, porém de forma que compõe como elementos da arquitetura. Por sua vez, o vão interno, iluminado a forma mais sutil, pelas aberturas afim de obter luz natural, apresenta-se como principal marco. A suavidade das luzes, direcionadas as paredes de tons mais escuros, amenizam as formas mais bruscas do volume interno e suas estruturas, e evidenciam o ambiente de forma mais religiosa, objetivando o bem-estar, concentração e a reflexão.

    ResponderExcluir
  4. Como coloca o Maicon realmente impressiona a forma como ele trabalha com esta Igreja. Não é a toa que ele é considerado representante da arquitetura brutalista.

    ResponderExcluir
  5. Interessante a obra, traz uma sensação de leveza nao só para o usuario, como pra quem visualiza de fora, também acho valido mostrar as estruturas de uma obra, como elementos de arquitetura, valorizando o conjunto.

    ResponderExcluir
  6. A igreja demonstra bem o estilo brutalista de Hans. Um grande volume de concreto, aparentando ser tão leve apoiada apenas por quatro pilares, parece mais uma caixa flutuando no ar. Nessa obra há uma grande preocupação com a acústica e com iluminação natural zenital.

    ResponderExcluir
  7. O volume com a exposição dos elementos estruturais revelam a arquitetura de Hans, essa igreja justifica o seu estilo, como comentaram, ao mesmo tempo que existe uma "leveza" há uma certa brutalidade no conjunto da obra.

    ResponderExcluir
  8. com a sua estrutura aparente a sensação é de insegurança de algo não resistir, mas gera a emoção de ver algo que parece flutuar.

    ResponderExcluir
  9. A proposta em fazer uma igreja suspensa, penso que foi inovadora.
    O concreto em uma igreja há muita vibração.
    Mas, além de resolver muito bem a iluminação da edificação com luz natural, Hans Broos
    resolveu também a acústica do local com a utilização de duas camadas no teto, onde fez buracos em cima. A vibração passa por lá, e a acustica fica perfeita.
    Muito bem estudado em minha opinião.

    ResponderExcluir
  10. Ao elevar a igreja do solo e ao deixar a iluminação especifica ele diexa a igreja mais divina, e por fora mesmo sendo um retangulo de concreto, parece leve ao ser suspenso por pilares redondos

    ResponderExcluir